Renata Gesomino
Doutora em História e Crítica da Arte pelo PPGAV-UFRJ. Mestre em História e Crítica da arte pelo PPGAV-UFRJ, bacharelado em artes plásticas - pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Possui licenciatura em educação artística pela UCAM-AVM. Tem experiência na área de Artes Visuais com ênfase em Pintura Moderna e Contemporânea, estudos pós-coloniais e nas relações entre arte e política. Atualmente produz textos e resenhas críticas exercendo a atividade como crítica de arte e curadora independente. Professora adjunta do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular do IART-UERJ. Coordenadora do projeto de extensão da UERJ MACP.
Mariana Bege
Artista visual que pesquisa corpo, imagem, identidade e território. Graduanda do bacharelado em Artes Visuais pela UERJ, aonde foi bolsista no projeto de extensão 'Laboratório Técnico de Cinema e Vídeo' (2022-2023) e hoje integra os grupos de pesquisa e extensão 'Mapeando Arte e Cultura Visual Periférica' e 'Ateliê de Performance'.
Fava da Silva
Fava da Silva é carioca da Favela da Maré. Artista Visual, Pesquisadora e Produtora Cultural. Atualmente é mestranda no PPGArtes UERJ. Estudou Artes no Parque Lage (RJ), frequentou o ateliê de pintura da artista Leonora Weissmann, além do bacharelado e mestrado na área de cinema. Em 2023 foi bolsista da Residência Artística Oriente e em 2022 foi bolsista do curso Formação e Deformação no Parque Lage. Participou de exposições no Parque Lage (RJ), no Ateliê Oriente (RJ), na Galeria A Gentil Carioca (RJ), Galeria Ibeu (RJ), Galeria Camarones e Lanzallamas (Buenos Aires), na Galeria NYC (NY), na Casa Azeitona (BH), no Centro Cultural dos Correios (Juiz de Fora e Niterói), entre outros. Em 2018 foi contemplada no edital municipal de incentivo à cultura de Belo Horizonte com um prêmio para realização de residências artísticas em Lisboa (Associação Cultural Zaratan) e Buenos Aires (R.A.R.O).
Mariana Motta
Mariana Motta Machado, nascida e criada no subúrbio carioca, apaixonada por carnaval de rua e entusiasta por mapas desde a infância. Geógrafa e mestranda em Geografia pela UERJ, trabalha com mapeamento e GIS desde 2016. Atuou profissionalmente em Órgão Ambiental, Escolas Municipais Fluminenses e desde 2018 atua como geógrafa no Sistema de Gestão da Geoinformação na prefeitura de Niterói. Entre as principais atribuições estão a produção de mapeamentos cartográficos, desenvolvimento de painéis, gestão de bancos de dados e informações para suporte nas políticas públicas em Niterói.
Ruan Avelar
Graduando em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e aluno de Iniciação Científica no Projeto "Mapeando Arte e Cultura Visual Periférica (MACP)". Possuo experiência em variadas manifestações artísticas, com maior ênfase na produção de pintura, ilustração e no campo audiovisual (fotografia e videoarte). Tenho grande apreço e pesquiso sobre Carnaval, com ênfase na produção de desfiles de Escolas de Samba. Além da produção artística, a experiência intermediaria em produção textual dentro de temáticas da História da Arte, Arte Contemporânea e Cultura Popular.
Paloma Carvalho
Artista, professora e pesquisadora, com linha de pesquisa em Teoria da Arte (poéticas da cor na arte moderna e contemporânea). Professora adjunta do Instituto de Artes da UERJ, atualmente coordenadora adjunta do PPGARTES. Doutora em História Social da Cultura (PUC- Rio), vem publicando suas pesquisas gestadas na pintura e fotografia, realizando instalações e intervenções. Coordena o projeto de extensão Ensino da Cor, em parceria com Conceição Barbosa (IFAT Uerj) e participa do projeto de pesquisa e extensão MACP. Publicou Reflexões sobra a Cor (Martins Fontes, 2021) junto ao grupo de pesquisas cromáticas ECA/USP.
Luciana Ramos
Pesquisadora e artista visual de Jacarepaguá. Atualmente estuda história da arte na UERJ e é bolsista do Projeto MACP, em que se debruça sobre a produção de arte em seu bairro, Jacarepaguá. Além disso, tem realizado eventos na taquara sobre teatro, desenho e máscaras.
Rafael O`Santza
Ator, diretor, dramaturgo e professor de Artes com experiência em educação pública e privada. Coordenador do coletivo teatral Experiment-Art, que promove ações, nos territórios populares, de Duque de Caxias, há dez anos. Atualmente é mestrando do programa de pós graduação, em Artes, da UERJ (PPGARTES).
Bárbara Copque
Amo a Portela, meu time é o Madureira e fotografo desde pequena. Sou pós-doutora em antropologia, dei máquinas fotográficas para crianças em situação de rua, entrei com máquinas nos presídios cariocas e sempre utilizo a fotografia nos meus estudos sobre violência institucional; participo do coletivo Negras[fotos]grafias, publiquei livros, artigos, realizei ensaios fotográficos, vídeos etnográficos e participei de exposições individuais & coletivas, a ultima no Museu de Arte do Rio de Janeiro/MAR, na exposição “Casa Carioca”. Atualmente sou profª adjunta na UERJ, onde subchefio o Departamento de Formação de Professores e coordeno o Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas, participando também, do grupo Afrovisualidades.