COLETIVOS (PASSE O MOUSE NOS NOMES PARA MAIS INFORMAÇÕES)
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
LOGOalta1_670_edited.jpg

Penha Circular 

Série de propostas performáticas concebidas por Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr., acontecem em ações específicas realizadas pelos artistas trajando uniformes de segurança em espaços artísticos institucionais, tendo seus campos de questões erigindo das relações entre estes locais e as pessoas que trabalham cotidianamente em sua salvaguarda.

 

  • RSS - Cinza Círculo
  • Instagram
Imaginário Periférico
IPmateriaJornalOGlobo%20CAPA_edited.jpg

Batizado de “Imaginário Periférico” o coletivo de artistas surgido oficialmente no ano de 2002, é representado originalmente por seis artistas. A maioria deles se conheceram na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, são eles: Julio Sekiguchi, Raimundo Rodrigues, Deneir de Souza, Roberto Tavares, Jorge Duarte e Ronald Duarte, onde o fator comum é o vínculo afetivo direto ou indireto com as áreas de periferia do Rio de Janeiro como: Fragoso, Pau Grande, Nova Iguaçu, Piabetá, Magé, entre outras.

 

  • Instagram
Questão Social em Foto
Foto .png

Uma iniciativa de estudantes e professores da faculdade de serviço social da uerj, é voltado para voltado para refletir expressões de desigualdade, movimentos sociais e fenômenos históricos do Rio de Janeiro. Nasce da iniciativa de estudantes e professores da Faculdade de Serviço Social da UERJ, mas hoje está aberto. Pensa a imagem para além da estética, no horizonte da reflexão política, na defesa da fotografia como instrumento político e direito humano. Realiza palestras na UERJ e projetos fotográficos que divulgam nas redes sociais.

 

  • Instagram
Oficina das manas
oficina das manas.png

Rio de Janeiro

A Oficina das Manas é um grupo formado por estudantes de Artes Visuais da UERJ, onde
compartilhamos práticas, saberes e ideias por meio de oficinas de arte e pela realização de
pesquisas para criarmos propostas voltadas para os mais diversos públicos.
O grupo iniciou suas atividades com um canal no YouTube em finais de 2020.

  • Instagram
BCine
unnamed.webp

Baixada 

BaixadaCine é um coletivo de pessoas ligadas ao cinema e à produção cultural na Baixada Fluminense que acreditam na democratização do acesso ao cinema atuando com produção, exibição e formação cinematográfica. A formação da organização se dá a partir de cidadãos do município de Belford Roxo que perceberam a carência cultural da região e a necessidade de produzir cinema a partir da periferia. Com poucos equipamentos e orçamentos de baixo ou nenhum custo, o coletivo pensa uma linguagem cinematográfica periférica e acredita no fazer, independente da disponibilidade de recursos.

 

  • Instagram